Profissão: Figurinista-Parte II (Edith Head)

Continuando o tema do post anterior, hoje falarei aqui sobre a lendária Edith Head.


Edith foi uma das figurinistas mais importantes do cinema na dácada de 20 até os anos 60/70. Teve 35 indicações ao Oscar e levou 8 delas pra casa. O que a fez ganhar o titulo de mulher mais premiada da história do cinema de Hollywood. Não é pouca coisa não hein, não mesmo!

Em 1924, Edith mesmo sem experiência com arte, design e figurino consegue uma vaga no departamento de figurino nos Estúdios Paramount, anos mais tarde, ela admitiu que pegou “emprestado” os desenhos de outra pessoa para a entrevista de emprego. Que coisa feia Edith! (infelizmente hoje, é o que mais tem no mercado! Acreditem!)
Na Paramount ela ficou por 43 anos, saindo de lá para trabalhar na Universal Pictures ao lado de Alfred Hitchcock, a convite do próprio. Trabalhou ao lado de diversas estrelas do cinema da época, com Audrey Hepburn, Bette Davis,
Elizabeth Taylor, Grace Kelly, Rita Hayworth, Ginger Rogers, entre outras.
Em 1944, o vestido usado por Ginger Rogers no filme musical A mulher que não sabia amar, causa impacto nos Estados Unidos, pois o vestido ostentava luxo com seus ricos bordados e o país passava por dificuldade em plena II Guerra Mundial.Olhem que vestido divo gente:


Edith Head era a favorita das estrelas de Hollywood entre os anos 40 e 50, era tão requisitada pelas atrizes que a Paramount “emprestava” ela para outros estúdios de cinema. Era uma das únicas figurinistas que dava atenção aos palpites das atrizes, o que a fazia sempre uma pessoal ‘legal’. Um dos fatos mais negativos que aconteceu em sua carreira foi o de ter recebido o Oscar de melhor figurino pelo filme Sabrina, pois os modelos usados por Audrey Hepburn foram criados por Givenchy que era amigo pessoal da atriz, porém como foram executados no departamento de figurino da Paramount, Edith não aceitou dividir os créditos no inicio do filme com Givenchy, e recebeu o Oscar como se fosse ela a ter criado os figurino. Mais uma vez, que coisa feia hein Edith!

Figurino do Filme Sabrina

Além dos figurinos, Edith também escreveu 2 livros:em 1967 um livro chamado How To Dress
For Success, que pode ser encontrado em livrarias virtuais aqui no Brasil, além do livro
The Dress Doctor: prescriptions for style, from A to Z.

Aah, uma coisa curiosa: A personagem da animação ‘Os Incriveis’, Edna Moda foi inspirado em
Edith, principalmente no humor estranho e mal humorado! rs

Seus filmes premiados pelo Oscar foram:

A Herdeira, 1950
Sansão e Dalila, 1951
A malvada, 1951
Um lugar ao sol, 1952
A Princesa e o Plebeu, 1954
Sabrina, 1955
O jogo proibido do Amor, 1961
Golpe de mestre, 1974

Edith sempre será ‘ A figurinista ‘ , e apesar de alguns contratempos, sua imagem foi super consolidada e ela sempre será lembrada pelos amantes do cinema e da moda, seja por sua aparencia exótica e personalidade diferente, seja pela sua capacidade artistica e reinventadora.

Alguns trabalhos de Edith:

Cena do filme 'A princesa e o plebeu'

Elenco de 'All about Eve' (A malvada)

Um dos figurinos de Bette Davis em 'All About Eve' (A malvada)

Vestido de violetas brancas para Elizabeth Taylor em 'Um lugar ao Sol'

Para o filme 'Sabrina'

Um beijo

Anúncios

2 thoughts on “Profissão: Figurinista-Parte II (Edith Head)

  1. Muito bacana,saber dessas coisas! Cada figurino mais lindo que o outro..interessante saber quem os criou..realmente é uma área que deve ser mais bem valorizada!

  2. Como é incrível como muitas vezes não nos perguntamos quem são os responsáveis por coisas que tanto nos encantam, né?
    Curti muito os desenhos do final do Post, especialmente o último, para “sabrina” ! Mas a Edith heim , não é brincadeira não.. hahaha.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s