Profissão: Figurinista – parteI

Toda vez que alguém me pergunta do que eu faço faculdade, sempre fico tensa pra responder porque nunca ninguém sabe o que é Indumentária(o que particularmente eu ache um absurdo), e eu acabo sempre me enrolando para explicar uma coisa que é tão simples. Então, vamos lá.
Tentarei aqui sanar algumas dúvidas e comentar sobre uma das figurinistas que adimiro.

Segundo o dicionário indumentária é:

(indumento + -ária)
s. f.
1. Arte do vestuário.
2. História do vestuário através dos tempos e dos povos.
3. Vestuário usado em determinada época ou por determinado grupo de indivíduos com características (culturais, profissionais, etc.) comuns.
4. Vestuário que uma pessoa usa. = ROUPA, TRAJE, VESTIMENTA

Pois bem, Figurinista nada mais é do que o profissional responsável pelo traje de um personagem no cinema, teatro e televisão. Ele cria o figurino de acordo com o roteiro que lhe é passado. Como por exemplo o tipo físico do persongem, o psicológico, a época em que se passa, etc. Para isso, é necessário um estudo bem detalhado, afim de que se saiba exatamente sobre a época e região em que se passa a trama ou sobre o estilo de espetáculo, pesquisar sobre os costumes comuns na época, analisar psicologicamente os personagens,
analisar fisicamente os atores e atrizes que representarão os papéis, entre outros.

Apesar de ser um trabalho rico e muito importante, infelizmente a profissão de figurinista aqui no Brasil não é reconhecida, o que é muito triste! E olhe que não é por falta de excelentes profissionais. Quem ai nunca ouviu falar, nem que seja de longe, de Marília Carneiro??!! As noveleiras de plantão provavelmente já ouviram falar! hehe

Neste Post darei destaque a Figurinista Helen Rose.

Helen foi uma das figurinistas de sucesso de Hollywood.  Seu primeiro figurino foi para o espetáculo ‘Ice Follies’. Trabalhou na 20 th Century Fox produzindo figurinos para os musicais e logo em seguida para a MGM, onde sua carreira se firmou. Helen tabalhou na MGM de 1943 até os anos 60, onde resolveu pedir demissão para ter seu próprio negócio. Escrevia para colunas de moda e nos anos 70, viajava pelos Estados Unidos com o “Helen Rose Show” no qual promovia desfiles de moda com os figurinos dos estúdios MGM.

Helen vestiu muitas beldades do cinema, dentre elas Elizabeth Taylor e Grace Kelly. Inclusive criando o vestido de casamento das duas:

Abaixo, outros trabalhos de Helen que fizeram sucesso:

figurino de Carmen Miranda para o filme Romance Carioca (Nancy goes to Rio) em 1950

Em 1955, Helen ganha o Oscar de Melhor Figurino pelo filme Eu Chorarei Amanhã (Ill Cry Tomorrow) aqui usado por Susan Hayward

figurino de Doris Day no filme Ama-me ou Esquece-me de 1955

No filme Alta Sociedade (High Society) de 1956, criou vestidos incríveis para Grace Kelly

criou o provocante vestido para Marilyn Monroe em 1954 no filme O Rio das Almas Perdidas (River of No Return)

Bom, quem se interessou pela área, aqui no Rio de Janeiro podemos encontrar cursos, apesar de serem bem escassos. Temos a UFRJ(onde estudo),que oferece o curso de graduação com duração de 8 períodos, e tem o Cetiqt que também possui o curso de graduação com duração de 6 semestres.

Por hoje é só.

Um Beijo

Anúncios

4 thoughts on “Profissão: Figurinista – parteI

  1. ótima explicação! Ficou muito bem claro e sucinto o papel desses profissionais tão presentes nas artes que mais nos encantam. Um reconhecimento que deveria ser maior e sem dúvidas muito bem parecido! Parabéns pelo post!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s